segunda-feira, outubro 31, 2005

Agradecimento (5.46)

[046/2005]
Renas e Veados

Agradecemos ao Blog Renas e Veados por ter divulgado o Manuel Alegre - Alargar a Cidadania.

Excertos (09.45)

[045/2005]
Alegre caminhada

Ele não tinha mais dúvidas, havia decidido: mal chegassem as primeiras chuvas do outono, sairia para a rua sem um resguardo, sem uma protecção.
Ei-lo já na cidade acolhendo a precipitação das gotas de água. Comporta-se como se estivesse celebrando o grande momento, caminhando, confiante, por entre a multidão encolhida, receosa, escondida da chuva.

(...)

Seguimo-lo como se uma câmara, como se uma filmagem, no registo da sua jornada.
Veja-se que não já sozinho, veja-se que outros percorrem o mesmo caminho a seu lado.
A chuva caindo com mais intensidade e eles parecendo vogar, num rio imenso que ali mesmo estivessem formando - um rio de vida talvez pudéssemos dizer observando a forma como a terra sedenta os acolhe, abrindo-lhes os braços num amplexo fundador.
E o rio que parece um mar, tantos os que se juntaram, tantos os que seguem a mesma direcção.
Vamos todos partilhando a descoberta desta sensação libertadora. Sob esta chuva, fazemos, orgulhosamente, a caminhada maior.
(Leia o texto completo)
Luís Sequeira Lopes
Blog Abnegado

Excertos (8.44)

[044/2005]
Pequena correcção

Nos blogs As [Minhas] Leituras e Passeio Alegre este nosso Briteiros aparece referido como sendo um blog que apoia Manuel Alegre à presidência. Não sei donde lhes veio tal ideia. Este blog é construído quotidianamente por gente livre e igual. Portanto que fique claro, por respeito pelos que aqui escrevem e pelos que um dia aqui partilharão as suas ideias, que o Briteiros apoia a liberdade de expressão, uma sociedade inteira de gente inteira e, como as pedras que lhe inspiraram o nome, nisso não vai mudar. O Briteiros à presidência, nunca se sabe...
No entanto, eu apoio Manuel Alegre.
(...)

(continue a ler)
Rocha Carneiro
Blog Briteiros

domingo, outubro 30, 2005

Apoio (25.43)

O Clube dos Poetas Mortos
[043/2005]
quando ouço Alegre

quando ouço Alegre, revejo os corpos de Odeceixe. retorno à poesia inicial, à maresia de Sophia, ao orvalho de Eugénio.
amarei Gabriela no Cabo.
os Deuses sabem destas coisas há muitas sóis...
Carlos
Blog O Clube dos Poetas Mortos

sábado, outubro 29, 2005

Apoio (24.42)

A Destreza das dúvidas
[042/2005]
Voto marginal

De volta a Portugal. Ajusto-me. Uma imensidão de coisas para fazer. E-mail e acesso aos computadores da Universidade, cartão de docente, comprar carro, garantir que os livros de apoio às aulas existem nas livrarias, ligar o cabo, preparar uma conferência na Católica e um sem número de coisas mais.
Portugal desencantado, mas em campanha. Soares teve um mérito. Fez de Manuel Alegre um candidato verdadeiramente independente. Compara-se Manuel Alegre a Salgado Zenha. Uma diferença. Zenha candidatou-se com o apoio de dois partidos que juntos representavam mais do que 30% do eleitorado. Mais justa seria a comparação com Pintasilgo. Mas quando Pintasilgo se candidatou tinha esperança de obter apoio eleitoral à esquerda. Não o veio a ter, como se sabe, mas tal hipótese não era disparatada. Manuel Alegre candidata-se sabendo que não só não tem nenhum partido com ele, como sabe que os terá contra. Um candidato à margem. Um marginal. Este blogue apoia um marginal.
Luís Aguiar-Conraria
Blog A Destreza das dúvidas

Excertos (7.41)

[041/2005]
Ganhei o dia

Não quero fazer campanhas neste blog (política... só política educativa - aqui, claro), por isso não ponho o link. Mas acabei de ir parar por acaso a um blog onde li um texto - "Que fizeram dos nossos sonhos, Manuel?" - que contém (também) um momento pouco conhecido da nossa História, década de 60. Emocionou-me... ganhei o dia.
Isabel Campeão
Blog Memórias soltas de Prof

Apoio (23.40)

Estranho Estrangeiro
[040/2005]
Indefectível apoio

Eis uma das razões que alimentam o meu indefectível apoio a Alegre: "Na Europa de mercado, Portugal conta pouco, mas conta muito no da língua".

O país não se resume a economia. Quando o primeiro símbolo idiossincrático de um povo definha, como pode o resto comportar aprumo?
Vítor Sousa
Blog Estranho Estrangeiro (em Itália)

Excertos (6.39)

[039/2005]
Adoro quando um plano corre bem

(...)
Não. Isto, em correndo mesmo bem, vai desaguar numa segunda volta entre Manuel Alegre e Mário Soares. Só não será assim se os portugueses estiverem, na sua maioria, possuídos duma encefalopatia qualquer, uma coisa apaneleirada, uma virose.
Para já, porque haverá melhores debates se for como eu digo (alguém está genuinamente interessado em ouvir Cavaco debater seja o que for, seja com quem for, a menos que esteja num período oligofrénico da sua existência, ou doente dos intestinos?); depois, porque, perante uma pandemia qualquer, é sabido que Cavaco vai entrar em pânico e pedir uma calculadora que converta vírus em euros. para se orientar. E eu (e a maior parte dos portugueses que não são impotentes, nem imbecis, nem moles do corpo) antes quero um presidente da república que, nessas circunstâncias adversas, me venha dizer coisas simples ao local de trabalho. Do tipo "não saias daqui, não metas baixa, aguenta-te!". Um tipo com voz grossa e barbas, que fale comigo.

Há-de haver mais razões mas, por agora, chegam-me estas.
(Leia o texto completo)
Besugo
Blog Blogame mucho

sexta-feira, outubro 28, 2005

Excertos (5.38)

[038/2005]
Cavaco: o vazio profundo

Manuel Alegre entrevistado na SIC Notícias. Ouço sem surpresa, confirmo e anoto, com um suspiro de alívio: a passagem à segunda volta é um dado adquirido e com ele a esquerda salva a face perdendo honrosamente na segunda volta. Soares teve as câmaras, a telegenia e o discurso cativante -- mas já perdeu, naturalmente. Alegre tem as câmaras, a telegenia (e façam o favor de se lembrar que mais de metade do eleitorado é composto por mulheres) e o discurso posicionado.

Com Alegre as eleições ganham outro aspecto: ver por quantos é capaz de ganhar Cavaco, quanto vale ele realmente, como homem, subtraído o partido.
(...)
(
Continue a ler)
Paulo Querido
Blog Mas Certamente que Sim

Excertos (4.37)

[037/2005]
O voto indirecto

O aparecimento da candidatura de Cavaco e Silva, veio baralhar a minha inclinação de voto. Eu que tentei fazer ironia ao escrever aqui por Soares, contra Sócrates, tenho de rever a minha teoria. Ainda há pouco ao ler Lobo Antunes dizer que Cavaco era realismo e visão percebi que quem se opõe verdadeiramente a Cavaco é Manuel Alegre com a sua perspectiva utópica da nossa sociedade. Eu sei. Haverá muita gente que dirá que votar Alegre é votar indirectamente no Cavaco. Talvez, mas a esses reitero a minha preferência, eu ainda não me sinto preparado para votar em Cavaco directamente.
JPN
Blog Respirar o Mesmo Ar

Excertos (3.36)

Blog Água Lisa
[036/2005]
Cocos contados

Poderá parecer-te que está no papo. Através das mudanças de falas e de pose. E do esquecimento do estado em nos deixaste depois de nos governares anos a fio. Que já levas avanço tamanho que ninguém te apanha. Que a teu favor joga a pluraridade tão plural dos outros concorrentes. Mas talvez não escape, mais cedo ou mais tarde (espera-se que a tempo), a matreirice de fazeres parelha combinada,
(...)
(Continue a ler)
João Tunes
Blog Água Lisa

Informação (4.35)

[035/2005]
Esclarecimento

Maria José Oliveira noticia hoje no o Público (link indisponível), pág.11, que Manuel Alegre – Alargar a Cidadania é um "Blog Oficial" da campanha de Manuel Alegre à Presidência da República.
Para que não subsistam quaisquer dúvidas esclarece-se que assim não é, pretendendo antes ser um observatório do mundo dos Blogs, nova realidade da Sociedade da Informação, Comunicação e do Conhecimento, no que se refere à candidatura de Manuel Alegre. Os seus objectivos constam, desde a primeira hora, na coluna da direita após as ligações aos Blogs que já expressaram ser simpatizantes deste movimento cívico.
Nenhum dos textos publicados neste Blog vincula a opinião oficial da Candidatura de Manuel Alegre que, para esse efeito, dispõe de um WebSite Oficial em www.manuelalegre.com
Ao contrário de Blogs de outras candidaturas que no seu título informam ser "Blog não oficial" este não faz qualquer menção à sua condição por entender que um Blog de Apoio (como descrito no título) é mais um instrumento de cidadania numa sociedade que se quer participada e na qual os cidadãos dispõem de toda a liberdade para, dando uso aos meios legais que entenderem, poderem criar redes de divulgação do seu pensamento, concretizando actos de cidadania activa, conforme é fundamento desta propositura à Presidência da República.
Como nota final, informa-se que a administração deste Blog está identificada junto da Campanha e é coordenada por Luís Novaes Tito, co-autor do Blog Tugir em português.
LNT

Sondagem (1.34)

[034/2005]
Sondagens

A três meses das eleições e em semana de propaganda da direita (com contagens decrescentes e tudo) as sondagens começam a revelar algum interesse embora as candidaturas não estejam oficializadas, ainda se ignore o quadro completo de concorrentes e as campanhas só agora tenham iniciado a instalação.
Para já acompanhe no Blog Margens de Erro de Pedro Magalhães, o registo sistemático prometido que já se iniciou com a sondagem da Marktest.

Apoio (22.33)

Abjurado
[033/2005]
Carta Aberta ao Poeta e ao Cidadão.

Manuel Alegre,
Tenho orgulho em si: como Português, como Poeta e como Individualidade de Esquerda.
Chegou o tempo de se fazer ouvir a voz dos cidadãos, para além das máquinas partidárias: é este o tempo de recuperar a esperança, o tempo de reabilitar o regime e o tempo de dar novo fôlego à Democracia.

Para isso confio em si.

É necessário um novo Estado Estratego que se recoloque o no seu papel de regulador da vida social, económica e cultural, que não despreze a ética e o humanismo mas, que também exija a excelência, a qualidade e o rigor.

Para isso, também confio em si.

Aqui fica uma palavra de agradecimento pela candidatura e, de estímulo.
Empenhar-me-ei neste apoio e nesta campanha, plenamente convicto que querermos o melhor para Portugal e para a Democracia.

O Dr. Almeida Santos sabiamente defende que "não há Democracia sem Partidos" mas, acrescento eu, também não haverá Partidos sem Democracia. Assim, é indispensável "alargar a cidadania" para haver democracia para além e dentro dos próprios Partidos, sob pena o fosso se tornar intransponível.

Por isso quero um Presidente que defenda a Constituição: não quero um presidente contra a Constituição ou um presidente para qualquer Constituição. É para que isso confio em si.
Cegonhix
Blog Abjurado

Apoio (21.32)

Sonho Alentejano
[032/2005]
Apoie Manuel Alegre

Se nos move o amor a Portugal, se nos motivam os valores da esquerda, votar Manuel Alegre para a presidência é o voto certo... Toda a esquerda se devia unir em torno deste candidato... o único que pode derrotar o candidato da direita, vamos mostrar abertamente aos partidos que a escolha de voto cabe apenas a nós.
Blog Sonho Alentejano

quinta-feira, outubro 27, 2005

Apoio (20.31)

Beja
[031/2005]
Que fizeram dos nossos sonhos, Manuel?

Estou no meu cantinho a escrever as minhas coisas, longe da ribalta. Mas agora tem que ser.
Meu nome é António Mesquita Brehm, tenho 78 anos, e escrevo este depoimento como simples cidadão português e não como Vitório Káli, escritor.
As traições não são apenas de agora e transformam sempre o destino dos homens.
Em 1962 encontrei-me, pela primeira vez, com Manuel Alegre em Luanda. Sacámos o santo e a senha da algibeira para nos identificarmos e, a partir daquele breve instante, metemo-nos numa das maiores aventuras das nossas vidas. Combinámos formar um único grupo com armas na mão e derrubar o regime de Salazar. (...)
(Continue a ler)

António Mesquita Brehm (Vitório Káli)
Blog Beja

Apoio (19.30)

Pax Julia
[030/2005]
Vai Manel

Habituei-me a acreditar na sinceridade e honestidade intelectual, daqueles que usam a consciência para se expressar: o caso dos escritores, dos actores, dos artistas plásticos, ou dos poetas. Têm uma visão colectiva do mundo e das coisas, dificilmente vergam perante interesses particulares, ou a um certo tipo de poder. Tenho a certeza que nunca trairiam a sua própria consciência, seria trair a sua própria obra, ao contrário de muita merda que para aí anda, que outra coisa não fazem senão traírem os que um dia pensaram que teriam consciência.
Vai Manel, vai em frente, és o refúgio das nossas mentes que apanhadas pelo sobressalto dos actos vigaristas e intrujos da maioria, encontram em ti a esperança de que contagies a nossa classe política com verdade.
Cravadinho
Blog Pax Julia

Apoio (18.29)

Tempora Mores
[029/2005]
Agora sim tenho candidato!

Manuel Alegre, está claro!
A parte boa é que já não vou ter de engolir o sapo (pelo menos na primeira volta) e, contrariamente ao que diz o Prof. Rebelo de Sousa, esta candidatura não é um erro. Seria um erro se Manuel Alegre se tivesse calado e tivesse ficado quietinho vendo Mário Soares actuar como se Portugal fosse uma monarquia. Sim, bem no fundo, Mário Soares deve pensar isso. Não há outro motivo para explicar esta candidatura...
Da mesma forma que não razões que justifiquem o tirar de tapete que Soares realizou ao Deputado-poeta, ontem como hoje, um homem frontal e com coragem para dar e vender.

Hugo R. Alves
Blog O Tempora! O Mores!

Excertos (2.28)

Rua da Judiaria
[028/2005]
Estatísticas

Por cada homem enfurecido há sempre
dois ou três que o acalmam com palmadinhas nas costas,
por cada chorão, muitos mais limpadores de lágrimas,
por cada homem feliz, uma profusão de infelizes
a querer aquecer-se no calor da sua alegria.

E todas as noites pelo menos um homem
não consegue encontrar o caminho de casa
ou a sua casa mudou-se para outro lugar
e ele vagueia pelas ruas,
supérfluo.

Uma vez estava com o meu filho pequeno na estação
e um autocarro vazio passou por nós. O meu filho disse:
“Olha, um autocarro cheio de gente vazia.”

Yehuda Amichai (1924-2000), poeta israelita.
October 27th, 2005
Nuno Guerreiro
Blog
Rua da Judiaria

Som (1.27)



[027/2005]
Há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

quarta-feira, outubro 26, 2005

Agradecimento (4.26)

[026/2005]
Rua da Judiaria

Agradecemos ao Nuno Guerreiro do Blog Rua da Judiaria por ter divulgado o Manuel Alegre - Alargar a Cidadania.

Apoio (17.25)

Boomerang
[025/2005]
Manuel Alegre

Porque não chega dizer que Mário Soares já não é capaz, que não é o regresso de Cavaco que queremos, porque não chega deitar abaixo, vamos fazer alguma coisa. O mundo dos Blogs está lá como se pode ver aqui e aqui.
Até porque podemos apoiar Manuel Alegre pelo que ele é mas também pelo que ele não é. E ele não é um candidato partidário.
E não é altura de começar a pensar?
José Manuel Perfeito
Blog Boomerang

Agradecimento (3.24)

[024/2005]
Arte de Opinar

Agradecemos ao Nuno Moreira Almeida do Blog Arte de Opinar por ter divulgado o Manuel Alegre - Alargar a Cidadania.

Apoio (16.23)

A Par e Passo
[023/2005]
Estou contigo

Respiro de alívio. A escolha é possível. Há lógicas que parecem triturar os homens. No entanto há homens que fazem emperrar as engrenagens que ameaçam fazer vergar os homens. Por tudo isso, saúdo a coragem do poeta. E que a voz não lhe falte nos combates urgentes para salvar o que resta desta triste república.
Manuel Alegre, estou contigo.
Manuel
Blog Aparipasso

Agradecimento (2.22)

[022/2005]
Anjos e Demónios

Agradecemos ao Patrick Blese do Blog Anjos e Demónios por ter divulgado o Manuel Alegre - Alargar a Cidadania.

Apoio (15.21)

Escarafunchosa
[021/2005]
O Rei morreu... viva o Rei: As presidenciais

Há pouco mais de um ano encontrava Manuel Alegre, pela primeira vez com a poesia apenas em fundo.
Estava, então, em plena disputa o cargo de secretário-geral do Partido Socialista, na sequência de um processo bizarro que começou com a deserção do primeiro ministro António Guterres, em noite de revés eleitoral, e terminou com o afastamento de Ferro Rodrigues, depois do penoso exercício de uma liderança partidária não desejada, herdada em condições extremas.
Manuel Alegre era, à data, um dos três candidatos à liderança do partido, por imperativo maior que, na circunstância, enunciou de forma clara e transparente e me pareceu impregnado de uma vontade refundadora da ética e redentora da política.
A mim, que me havia feito militante formal e orgânico - por decisão também emocional - logo após a derrota de 2002, pareceu-me obrigatória a manifestação pública das razões que me levariam ao apoio da sua candidatura, num texto que escrevi em Agosto de 2004, então dado à estampa num diário regional.
Ressuscitar esse escrito fora do contexto que lhe foi próprio terá, tão-somente, o sentido da reafirmação dos valores, da identificação dos propósitos, do reconhecimento dos méritos; em suma, da reinventariação das razões para um apoio, sem reservas, à candidatura de Manuel Alegre a Presidente da República: o cargo é diferente, as razões são iguais.
Aqui fica o texto de Agosto de 2004.
Évora, 26 de Outubro de 2005
José Eliseu Pinto
Blog Escarafunchosa

Apoio (14.20)

Só Palpites
[020/2005]
Dividir a esquerda?

"Discordo da candidatura que vai ser apoiada pelo PS. Pelo processo e pela solução. O processo não foi transparente. A solução, em meu entender, não está conforme aos critérios republicanos de renovação política. Travei ao lado de Mário Soares batalhas que fazem parte da história da minha vida e da história da democracia portuguesa. Não o esqueço. Mas entendo que uma sua terceira candidatura não é saudável para a República. É essa a minha opinião política." (...)
Não sou responsável pela decisão da direcção do PS. Não serei responsável pelas suas consequências. Mas também não quero ser responsável pela divisão da esquerda."

Manuel Alegre em Viseu - 2005.05.08

Parece agora claro que a candidatura de Manuel Alegre está a recuperar, para a esquerda, muitos votos que, por exclusão de partes, iriam engrossar as fileiras da candidatura de Cavaco Silva ou, pela abstenção, facilitar a sua vitória na 1.ª volta.
Manuel Alegre ao "dividir a esquerda", como acusam alguns, veio fortalecê-la neste combate que, à partida, muitos davam por perdido!
Pindérico
Blog Só Palpites

Agradecimento (1.19)

[019/2005]
Memória Virtual

Agradecemos ao Leonel Vicente do Blog Memória Virtual por ter divulgado o Manuel Alegre - Alargar a Cidadania.

Apoio (13.18)

O Quadrado
[018/2005]
A técnica do quadrado

Ao contrário do que pensava, Manuel Alegre não está só no seu quadrado: tem com ele muita gente. Muitas e muitas pessoas que encontram nele as qualidades necessárias a um Presidente da República: inteligência, cultura, capacidade de diálogo, frontalidade, transparência, lealdade. Este quadrado é desenhado por pessoas que sabem onde estão os seus vértices e que não arredondam os cantos consoante as conveniências dos tempos. Em 1385, a técnica do quadrado conseguiu provar que, como terá dito a valorosa Padeira de Aljubarrota, «quem manda em Portugal são os portugueses». Queremos que a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República represente a voz, as ideias e os anseios dos portugueses, por isso inauguramos este espaço de conversa aberta, apelando à participação de todas e todos os que desejem alargar o quadrado da cidadania.
Blog o Quadrado

Excertos (1.17)

[017/2005]
ALEGRE CONTRIBUTO

(...)
Espero que os candidatos não se fiquem pelas ideias vagas do costume e que este tema seja objeto de debate. É que, tem que ser o PR a lidar com este assunto porque os beneficiários do actual sistema nunca o farão. Nem que caia podre.
Até agora, Manuel Alegre foi o único candidato que, ainda que de forma ligeira e discreta, lançou este tema para o debate. Sendo um homem de convicções mas também um homem de partido (embora neste momento o partido não esteja com o homem...), espero que aquelas prevaleçam e que não deixe morrer o assunto.
(Ler o texto completo)
Blog
Mar Salgado

Apoio (12.16)

Incoativo
[016/2005]
Há sempre alguém que resiste...

Já lá vão alguns anos que um amigo me diz que vivemos tempos de transição. Tornou-se lugar comum afirmar que "a sociedade está numa encruzilhada". Novos conflitos, novos problemas sociais e económicos (dicotomia inexistente), tempos de indefinição,(...)
A isto junta-se um "descontrolo ambiental", como que a natureza apresentando a factura ao homem incauto que sempre a abordou como fonte inesgotável para a satisfação das suas ambições imediatas.
Talvez nunca como agora, se assista à gradual implantação de uma filosofia: O Pragmatismo. Constituindo-se sub-repticiamente como uma religião, molda e atenua as ondas de choque resultantes de um modelo de desenvolvimento essencialmente liberal que busca no lucro económico o objectivo único da sociedade.
É neste quadro que se insere a postura do Incoativo. Assumindo uma opção, em rotura com a militância acéfala e seguidista. Manuel Alegre representa esse grito de inconformismo, rejeitando o "inevitável", afirmando os valores da cidadania participativa e o primado da essência dos valores democráticos e republicanos.
Como escreveu Manuel Alegre "(...) há sempre alguém que semeia canções no vento que passa."
Vítor Vieira Alves
Blog Incoativo

terça-feira, outubro 25, 2005

Apoio (11.15)

2 Dedos de Prosa e Poesia
[015/2005]
Porque apoio Manuel Alegre

Transcrevo as razões de apoio aquando das eleições para secretário-geral do PS
Escreve o camarada Manuel Alegre em "Cão como nós":
(É verdade, cão, os camaradas são cada vez menos, uns morreram, outros estão-se nas tintas, ...), e porque não me estou nas tintas e também Quero "desassossegar o mundo sossegado" apoio Manuel Alegre.
Estou, de novo, ao lado do camarada Manuel Alegre. Pela dignidade política. Porque a liberdade, a lealdade e a solidariedade não são utopias, são realidades já, agora e sempre.
Não está só, conte comigo e ... "mais cinco".
A onda está a crescer e ninguém nos vai parar.
Blog 2 Dedos de Prosa e Poesia

segunda-feira, outubro 24, 2005

Informação (3.14)

Som
[014/2005]
Manuel Alegre – Antena 1 – 2005/10/21

Apoio (10.13)

O Pastelinho
[013/2005]
Apoio incondicional

O Pastelinho surgiu para temperar a blogosfera com um sabor diferente. Não era um sabor assim ou assado, tão só o nosso.
Dedicado a causas, ideias e ideais, sem ser partidarista, apesar das convicções políticas que cada um de nós tem, procurámos e procuramos com este espaço dar lugar à discussão, sugerindo e provocando, de um modo mais ou menos insano, o debate de ideias. Social, política e culturalmente, não procuramos unanimidade, antes a diferença, porque é desse balanço que nasce e fluí o debate que nos interessa.
Porque debate é participação. É acção cívica. É protesto. É revolução.
Orgulhamo-nos de ser um blogue alternativo, que desde há algum tempo só subversivamente entra na corrente bloguisítica politicamente correcta, onde as palavras, as frases e as ideias, são por vezes demasiado ponderadas e artificiais, para não puderem ser consideradas pretensiosas.
Somos um blogue politicamente descomprometido, com orgulho. Este blogue não é um meio, é um fim. O nosso conteúdo esvai-se aqui mesmo, entrando em turbilhão com a discussão.
Somos utópicos, sim, porque crescemos à sombra - cada vez maior, cada vez mais negra - de um sonho que foi, e é, Abril e nele continuamos a reconhecer-nos. É esse o nosso maior orgulho.
E por isso, também, acreditamos na mudança através do sonho. E, acreditamos, que o sonho se constrói a partir do maior dos direitos e também do maior dos deveres:
A Liberdade.
Assim, unanimemente, o Pastelinho anuncia a sua intenção, através deste manifesto, de apoiar Manuel Alegre na sua candidatura a Presidente da República.
Blog O Pastelinho

Apoio (9.12)

Kamen Briag
[012/2005]
Cão como os outros, e como nós

Um link republicano, laico e ... anti-oligárquico.
Rubio
Blog Um Gin Tónico em Kamen Briag

Apoio (8.11)

Xicuembo
[011/2005]
Estrela de Belém

Lá, entre as nuvens
não nasceu um brilho que cegasse
ou Sol que iluminasse as trevas que deprimem:
as nuvens continuam.
Em cascata formou-se a Palavra
regou desejos áridos
leu-se promissória de alento
e Alegre irradiou a esperança.
Carlos Gil
Blog Xicuembo

Apoio (7.10)

Na Morte de Solvstag
[010/2005]
Declaração unilateral

- Se a minha pátria é a minha língua, então Manuel Alegre é o meu candidato - disse Solvstäg.
Eu ouvi-o, olhei para os restantes candidatos presidenciais e concordei.
HR
Blog Na Morte de Solvstäg

domingo, outubro 23, 2005

Apoio (6.9)

Abnegado
[009/2005]
APOIO

...abnegadamente
Luís Sequeira Lopes
Blog Abnegado

Informação (2.8)

[008/2005]
Multiplicam-se as vontades

Manuel Alegre será candidato a Presidente da República por vontade própria e por impulso dos cidadãos.
No entanto continua em aberto o processo de candidatura e para isso é necessário que as vontades se consolidem.
É imprescindível requerer nas respectivas Juntas de Freguesia a Certidão de Eleitor (em duplicado) e depois juntar-lhe a Declaração de Propositura.
Processo completo, resta a sua entrega na:
Rua Marquês da Fronteira nº 8 – 1º Andar
1070-296 Lisboa

ou o envio para o:
Apartado 27115
1201-950 Lisboa

Apoio (5.7)

Blogame mucho
[007/2005]
Declaração a pedido, seguida de exigência.

Queres uma declaração de voto, lolita? Eu dou-ta.
Apoio Manuel Alegre.

Motivo?
Ora, um homem, uma pessoa, quando pensa num presidente da república, aparece-lhe logo uma imagem, um esboço dele. A mim, quando me ponho nestes esoterismos, nunca me apareceu imagem nenhuma com a cara do Tino de Rans, nem com a expressão de Santo Inácio de Loyola. Custa-me imaginar um bisavô fora do calor mimalho dos seus bisnetos, por outro lado. E tenho alguma relutância perante presidentes com imagem e discurso sindicalista. Em contrapartida, uma excelente contrapartida, gosto que me "digam" coisas. Em lugar de me compararem com o que produz um esloveno, o que é ridículo, porque depende do esloveno, o Zahovic produzia muito pouco, pergunta ao Altino, por exemplo, que ele diz-te.

Eis a minha declaração. Para já, é esta.

Mas digo-te já, também: se Cavaco, por um bambúrrio (que contraria toda a lógica, evidentemente, mas temos de considerar todas as hipóteses: mesmo Ana Drago pode vir a ser, um dia, secretária de estado da Cronologia, Luís Delgado pode passar a escrever sem erros duas ideias seguidas, etc.), não for derrotado logo na primeira volta, e se, por um bambúrrio ainda maior, for o "bisavô" a terçar armas com o Tino-intelectual fashion numa segunda justa, exijo-te, donzela, que emprestes tuas cores ao velho cavaleiro. Isto é o menos que te peço. Quanto mais não seja para foder a cabeça ao Sócrates, se me entendes, esta espinha encravada que aqui tenho, esse Cavaquista encapotado.
Topas?
Besugo
Blog Blogame mucho

Apoio (4.6)

Tugir em português
[006/2005]
É simples, a razão do meu apoio

Não preciso de elaborar muito. Perante o panorama nacional, o estado da República, o mau estado da cidadania e a perda de valores, só vejo perfilar-se um homem que garante ser a referência para a Magistratura de Influência do que interessa.
Manuel Alegre apresenta-se, como a Constituição determina, independente das máquinas partidárias e em defesa de princípios que me são caros.
Alegre, representa a vontade de melhorar a qualidade da nossa democracia, não se submete a lógicas clientelares e afronta os poderes instalados.
Manuel Alegre é referência de luta pela liberdade e garante da construção participada da democracia. É a esperança de podermos sonhar com um amanhã mais decente e mais inclusivo.
Alegre respeita, sempre respeitou, a Constituição. Reconhece as competências de cada Órgão de Soberania, sabe distinguir os seus poderes e não se esconde no silêncio quando é preciso defender a autonomia de cada um deles. Sabe, por exemplo, já o disse vezes sem fim, que não é possível continuar a brincar com mulheres que têm sido ultrajadas em relação à IVG, quando a Assembleia da República tem todas as condições de solucionar a questão sem delongas.
Há mais, muitas mais razões para o meu apoio total a esta candidatura mas, para já, bastam estas.
Estou de alma e coração com a única candidatura capaz de devolver aos portugueses a base cívica para o desenvolvimento, alicerçada naquilo que tanta falta nos faz:
Voltarmos a ter orgulho da nossa Pátria, da nossa democracia e da nossa capacidade de participação e construção.
LNT
Blog Tugir em português

Apoio (3.5)

Food-i-do
[005/2005]
Comunicado

Eu, Altino Torres Ferreira, nascido e criado entre duas aldeias do Douro Litoral (S. Pedro de Avioso e S. Pedro de Pedroso), eleitor habitual do Partido Comunista Português, contudo sempre independente, comunico a quem estiver interessado que apoio com muito entusiasmo a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República Portuguesa. Mais informo que não é minha intenção servir-me de quaisquer meios pertencentes a terceiros na promoção pública de tal apoio.
Altino Torres Ferreira
Blog Food-i-do

Apoio (2.4)

Abnóxio
[004/2005]
Elogio de Cavaco...

Não sou socialista, mas farei campanha por Manuel Alegre e votarei em Manuel Alegre, na primeira e na segunda voltas. E não tenho dúvidas de que a eleição presidencial irá decidir-se, por uma margem de votos muito pequena, entre Cavaco e Alegre.
Ademar Santos
Blog Abnóxio2

Apoio (1.3)

Blog Água Lisa
[003/2005]
No essencial

É por acreditar nisto:
"É possível mudar a política. A República não tem donos. E a liberdade constrói-se com mulheres e homens livres."
que apoio a candidatura de Manuel Alegre.
João Tunes
Blog Água Lisa

Informação (1.2)

[002/2005]
Sede nacional da candidatura

A sede nacional da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República irá ser em Lisboa, na
Rua Marquês da Fronteira, nº 8, 1º Andar
1070-296 Lisboa
.
As propostas de candidatura poderão ser entregues ou enviadas para aquele endereço, bem como para o Apartado 27115 1201-950 Lisboa.

Contributo (1.1)

[001/2005]
Construir uma candidatura

A Campanha de Alegre à Presidência é absolutamente independente de todas as estruturas partidárias.
Resulta de um Movimento de Cidadania, tem de se organizar com um corpo de voluntariado e de se financiar com os apoios que os cidadãos entendam oferecer.
Tem uma conta bancária para recolha de fundos com o NIB:
0010 0000 3601 7130 001 38
Todos os contributos mencionarão a sua proveniência e terão de ser efectuados em nome individual uma vez que são proibidas ofertas em nome de empresas ou entidades colectivas.

quinta-feira, outubro 20, 2005