terça-feira, novembro 29, 2005

BlogCitações (2.136)

[136/2005]
Leituras recomendadas

António Costa Pinto
Cipriano Justo

Cegonhix
Blog Abjurado

Excertos (58.135)

Os Pássaros
[135/2005]
Pasteis de Belém
Blog Os Pássaros

segunda-feira, novembro 28, 2005

Excertos (57.134)

[134/2005]
Uma pátria de todos

Defendo que quem nasce aqui tem o direito de ser português, se os pais assim o quiserem.
A multiculturalidade tem de estar presente na Assembleia da República.
Manuel Alegre dixit.
Bruno Rocha
Blog Estaleiro

Excertos (56.133)

[133/2005]
Portugal, País plural

(...)
Como tem dito, Carlos Alberto Nobre Pereira Neves, Pacman dos Da Weasel, um jovem desta geração, que é o mandatário da candidatura presidencial de Manuel Alegre: “é importante que os jovens afirmem aquilo que são e aquilo que acreditam”.
Portugal, é cada vez mais um país assumidamente plural, em que há que procurar conjugar a promoção da coesão com a valorização da diversidade, prevenindo a segmentação social e a discriminação racial.
(...)
(
leia o texto completo)
José Leitão
Blog Inclusão e Cidadania

domingo, novembro 27, 2005

Apoio (51.132)

Aparas de Vida
[132/2005]
Porque Voto Manuel Alegre...

Ao longo do dia, no carro, tenho normalmente o rádio ligado. As notícias, de hora a hora, vão me mantendo informada do que acontece... Claro que vou alternando com a música gravada , muita música portuguesa e, confesso, muitas vezes o sempre actual Zeca Afonso.

Hoje, já não aguentava ouvir as notícias: as sondagens que dão a vitória a Cavaco Silva (até me custa escrever este nome...) à primeira volta era a notícia do dia (sondagem da Univ. Católica, onde ele e a mulher são professores!!!) .
Pessoalmente não quero acreditar que o Povo Português, que é quem , de facto, elege o Presidente, tenha a memória tão curta...
Cavaco foi o que foi como primeiro ministro e tem algo de "salazarento", como diz uma amiga minha, é "quero, posso e mando", como diz a minha mãe, de 82 anos, e "parece que não sabe falar", como diz a senhora que vem cá a casa ajudar nas lidas domésticas...
(...)
(
continue a ler)
Maria Paula
Blog Aparas de Vida

Excertos (55.131)

[131/2005]
Manifesto do "Movimento Já"

As eleições presidenciais não existem para os partidos ou para os candidatos, existem para os cidadãos. Este é o ponto em que este projecto se distancia dos outros, não foi Manuel Alegre que se candidatou, não foram os partidos que candidataram Manuel Alegre, foram os cidadãos que candidataram Manuel Alegre e sobretudo os jovens. Por isso surge o "Movimento já", para candidatar Manuel Alegre à presidência da República.
(leia o texto)
João Tunes
Blog Água Lisa transcrito do
Website Manuel Alegre

Excertos (54.130)

O Quadrado
[130/2005]
Por que será?

Olhando para as sondagens publicadas na comunicação social desde a apresentação pública de todas as candidaturas, realizadas por cinco entidades diferentes, constatamos que Manuel Alegre está na segunda posição em todas, excepto na realizada pela Eurosondagem para o Expresso. Por que será que o trabalho da Eurosondagem diverge de todos os outros? A vantagem de Manuel Alegre é ainda maior em todos os cenários de 2ª volta. Com ele há menos abstenção e desce a votação de Cavaco. A bipolarização Cavaco-Soares, que tem formatado a comunicação social até aqui, só existe nos alinhamentos televisivos, nos títulos de alguns jornais e na cabeça dos responsáveis da Eurosondagem. Por que será?
Helena Roseta
Blog o Quadrado

Excertos (53.129)

[129/2005]
Um pedaço:

Todavia, é completamente patético pôr em causa a seriedade de Manuel Alegre. Esses bestiais insultos não merecem resposta e quem os profere mostra, no fundo, a sua própria (falta de) seriedade e, também, uma assustadora falta de argumentos.
A vida de Alegre fala por si.
(...)
Anatoli
Blog Estaleiro

Excertos (52.128)

[128/2005]
Repristinar Portugal

(...)
Nas alturas em que o País dele precisou, como soe dizer-se para se escrever formalmente que 'teve tomates', ele esteve presente. A luta contra o fascismo, incluindo o exílio. A guerra colonial. A Assembleia Constituinte desta república democrática e a luta sem tréguas contra a outra ditadura que espreitou (calha bem este post a '25 de Novembro' e assim deixo a minha homenagem à inversão nele praticada: todos ganhamos, vidé História) Manuel Alegre sempre foi coerente e disse presente quando há crónica falta de presenças. E isso tem muito valor e fala pelo carácter e pela personalidade.

É um excelente poeta: venha um não siamês do fel de Vasco Pulido Valente que não acorde neste mínimo. Não lhe conheço a obra toda, menos ainda a narrativa que a poética. Mas cresci lendo e ouvindo a sua poesia mais conhecida – e é tanta e toda tão boa! que dele não tenho pejo em chamar-lhe Senhor das nossas letras. O sonhador que epicamente chora ao escrever(-nos). O lutador que epicamente galvaniza para causas, trovador do amor mas igualmente a voz irada contra a injustiça e a opressão. Um poeta da e pela Liberdade.
(...)
(
Leia o texto completo)
Carlos Gil
Blog Xicuembo

sábado, novembro 26, 2005

Excertos (51.127)

[127/2005]
Fibrilhador de Palavras

(...)
Basta soletrar a vida com rimas de esperança e de vontade, gritos de luz que se ensaiam até Janeiro e se declamarão em coro lá para finais do mês seguinte, Fevereiro, desfibrilhador deste meu país.
(leia o texto completo)
Carlos Gil
Blog Xicuembo

Excertos (50.126)

[126/2005]
"Mais de metade dos que se declaram eleitores de Manuel Alegre na 1ª volta acham que Soares é o candidato que pode obter melhores resultados perante Cavaco Silva."

De sondagens eu não percebo nada. Mas parece que andaram a perguntar aos eleitores de Manuel Alegre coisas interessantes. E parece que estamos perante uma evidência futebolística: um adepto do Braga acha que o Porto tem mais hipótese de derrotar o Benfica. É Normal. O problema é que o Braga defrontou o Benfica e ganhou e o Porto perdeu. Portanto, e no caso de MA conseguir uma segunda volta, o combate face to face com Cavaco será um jogo de tripla. Ninguém tenha dúvidas disso.
Torres Ferreira
Blog Food-i-do

sexta-feira, novembro 25, 2005

Apoio (50.125)

Arroios
[125/2005]
Manuel Alegre

Com sabeis sou por natureza um "independente" de esquerda, logo, bom rapaz! Nunca gostei de me rotular em termos políticos porque aprecio demasiado a liberdade de escolha de poder votar onde quero mau grado o coração possa estar onde bem entender. Desta vez estou com tudo no cidadão Manuel Alegre por não ter dúvidas sobre sua honestidade, verticalidade e competência. Um cidadão que não precisa que pensem nem que falem por ele. Uma mais valia da República que não nos podemos dar ao luxo de deixar de fora nesta corrida eleitoral para a Presidência da República.
(...)
(
continue a ler)
Graza
Blog Arroios

Excertos (49.124)

[124/2005]
A esquerda, a feia e o lobo

Há dois dias, estava a ver um pequeno debate na televisão. Participava uma senhora tão feia que tive bastante trabalho para convencer a Sandra de que não era a televisão que estava desfocada. Só se convenceu que o problema não era do ecrã quando viu um dos outros participantes.

Nas últimas seis sondagens, Manuel Alegre apenas por uma vez não apareceu à frente de Mário Soares (com a desvantagem dentro da margem de erro). Caso não tenham percebido bem eu explico novamente. Em cinco das últimas seis sondagens, Manuel Alegre está à frente de Mário Soares. Numa eventual segunda volta, todas as sondagens dão mais votos a Alegre do que a Soares.
(...)
(
continue a ler)
Luís Aguiar-Conraria
Blog a destreza das dúvidas

Excertos (48.123)

[123/2005]
Porque apoio Manuel Alegre - José Niza

Leia o testemunho de José Niza - Mandatário para o distrito de Santarém e membro da Comissão política da candidatura de Manuel Alegre:
(...)
(
continue a ler)
Cegonhix
Blog Abjurado

Excertos (47.122)

[122/2005]
As (boas) ideias para uma campanha eleitoral

Todos nós já formámos uma opinião sobre as razões das candidaturas de Manuel Alegre e Mário Soares. Agora, gostaria muito de ouvir o Manuel Alegre falar sobre assuntos que considero de grande importância para o nosso futuro, como a cidadania, a exigência de qualidade, a urgente legalização dos imigrantes, a dignidade da nossa cultura. A ideologia move as pessoas, o resto não interessa!
José Martins
Blog Briteiros

Informação (11.121)

[121/2005]
Entrevistas

A ler a entrevista de Manuel Alegre ao o Público de 2005.11.24.

Excertos (46.120)

[120/2005]
Patético

É profundamente lamentável, mas Soares arrisca-se a chegar ao ponto de não retorno. Esta sua campanha acumula pequenos e grandes ódios, mas sobretudo um descontrolo de ataques gratuítos, desnecessários, ridículos. Nesta demencial colecção de disparates chega mais um. Óbviamente, Alegre não respondeu. Patético.
Luís Sequeira
Blog Abnegado

Excertos (45.119)

[119/2005]
Presidenciais

Fazendo eu parte de um blog que deliberou dar oficialmente apoio ao Manuel Alegre, apoio esse que, por parte dos meus colegas é mais que oficial, pessoal e fervoroso, venho aqui também escrever sobre o assunto “presidenciais”. Em termos dificilmente publicáveis no blog da campanha do M. Alegre, mas ainda assim nos meus termos. E vou dizer o que acho de cada um dos candidatos, e do que têm feito.
(...)
(
continue a ler)
Alonso
Blog Blogame mucho

quarta-feira, novembro 23, 2005

Excertos (44.118)

[118/2005]
Constância, acto de cultura; Entroncamento, acto político

Hoje vi e ouvi o Candidato. Não foi um "momento transcendental", e até digo que nunca me sinto à vontade nestas ocasiões cheias de efes-e-erres, não é o meu mundo. É que por muito informal que o ambiente se apresente há uma solenidade latente, afinal está-se a viver um momento especial da nossa democracia, a rebeldia partidária assumida com ânimos de exercício activo de cidadanias até agora insuspeitos, vigor acalentador de esperanças, como, dê por onde der e por muito que o personagem seja e mostre ser "um dos nossos", está-se em presença dum candidato a presidente do país. Em acréscimo que não é despiciendo é o nosso candidato, o meu candidato, que a tantos fez sair do conforto de concha e puxar lustro aos botins para, em Janeiro, os passos não só não se perderem em vaus de desilusões*, ou engelharem hirtos no engano sebastiânico, como serem dados com brilho que perdure para além das vãs e tristes desilusões que se (me) tornaram santo e senha. Chamo-lhe enamoradamente "acreditar", e essa é uma alegria que já ganhei.
(...)
(
Leia na íntegra)
Carlos Gil
Blog Xicuembo

Excertos (43.117)

[117/2005]
Estimado candidato,

Sei bem o que gosta de causas, sei bem o que tem lutado pelas suas (nossas) causas.
Mas as lutas são complicadas, candidato.
São essas as que dão mais prazer vencer, não concorda?

VENCER? É isso mesmo, VENCER.
(...)
(
Continue a ler)
Pedro
Blog Sintra Gare

Informação (10.116)

[116/2005]
Comunicado

Tal como esta candidatura tem vindo permanentemente a alertar, a bipolarização das eleições presidenciais é cada vez mais um facto continuamente alimentado pela quase totalidade dos Órgãos de Comunicação Social.
Na sua generalidade, os comentadores, convidados ou residentes dos jornais, rádios e canais televisivos, estão identificados com as duas candidaturas que têm tido uma cobertura noticiosa preferencial.
A equidade tem de ser a base de qualquer período eleitoral. Pelo impacto que têm na Opinião Pública, os Órgãos de Comunicação Social devem estar obrigados a esse pacto de justiça perante todos os candidatos. Ora, não é a isso que se assiste, neste momento.
Não cabe a esta ou a nenhuma outra candidatura assumir a função de demiurgo, nem é possível exigir a comentadores residentes que se abstenham de teorizar sobre matéria em que são partes interessadas. Mas recorda-se, por exemplo, que Manuel Alegre suspendeu o artigo de opinião que assinava no semanário «Expresso» exactamente por sentir que mantê-lo não respeitava uma ideia de determinados valores que devem balizar a sociedade portuguesa, entre as quais a de não tirar proveito de uma posição de clara vantagem sobre outros candidatos.
Mais uma vez é preciso assumir com clareza as desigualdades deste confronto eleitoral. E esta candidatura continuará a fazê-lo, com a consciência que esse é um dever de cidadania e uma obrigação para com o povo português e para com a Democracia.
A Candidatura de Manuel Alegre
22.11.2005

Excertos (42.115)

[115/2005]
Para além do duelo de versões

Manuel Alegre desmente Socrates. Eu acredito na versão de Manuel Alegre, mas, como já disse anteriormente, acho que esta querela não é boa para ninguém (excepto para a candidatura da direita).

Manuel Alegre tem um curriculum exemplar que fala por si. No entanto, os comentadores profissionais - que, como se sabe, não escondem o seu apoio aos dois candidatos do sistema - tudo farão para que este conflito de versões jogue em favor de outros.
(...)
(
continue a ler)
FTP Dias
Blog Abre Latas

terça-feira, novembro 22, 2005

Excertos (41.114)

[114/2005]
Pela positiva

O que distingue a candidatura de Manuel Alegre das outras é a primazia dos valores sobre as questões do dia-a-dia.
Na sua declaração programática, Alegre diferenciou-se dos outros reafirmando a sua defesa ao evocar a ética e o patriotismo como impulsionadores do envolvimento cívico que garantirá em Belém a leitura correcta das garantias consignadas na Constituição.
Manuel Alegre é um homem convicto do que diz. Acredita no que escreveu e leu e garante o seu cumprimento.
(...)
(
continue a ler)
Luís Novaes Tito
Blog Tugir em português

Excertos (40.113)

[113/2005]
Presidente Camarada

(...)
Eu não sei quantos entenderam as palavras de Manuel Alegre. Porque se entendessem, se calhar não entendem e preferirão - talvez - o "amigo da Unita" ou o "cara de pau", o candidato que apoio - o Presidente de Palavra e das Palavras - ganhava logo à primeira volta. Limpinho, porque um gajo teso e de alma límpida, que mantém, assim, esta camaradagem do tempo de guerra é o homem de sentimentos e sensibilidade que merece ser saudado em Belém, batendo-lhe a pala para o gozar e nos gozarmos. Em cumplicidade de camarada. Numa camaradagem que vai além da política, é, apenas e sobretudo, coisa de alma. Sei que pouquíssimo decido, eu só tenho um voto, como manda a democracia e assim está bem. Mas o meu voto será especial - é de um camarada.
(...)
(
Leia o texto completo)
João Tunes
Blog Água Lisa

Excerto (39.112)

[112/2005]
A limpeza

(...)
O que sucedeu, porém, foi que a candidatura de Manuel Alegre veio colocar à transparência os tumores da partidocracia infiltrada. Só não vê quem não quer, de tão óbvio. Teria Cavaco Silva tantas intenções de voto como rezam as sondagens se não contasse com o fervor do PSD? Descia para menos de metade, digo eu. Soares, sozinho, sem o PS a ampará-lo, seria mais do que provavelmente posto de parte, por obsolescência. Não interessa se isso seria o correcto, o certo é que seria assim.
(...)
(
leia o texto completo)
Lolita
Blog Blogame mucho

Excertos (38.111)

[111/2005]
Ser ou não ser humanista

(...)
É que, ser humanista não é só, como diz Pires Aurélio, acreditar que os problemas se resolvem com palavras. Ser humanista é muito mais do que isso: é defender os seres humanos contra as tiranias desumanas. É procurar melhorar a qualidade de vida de todos. Ser humanista não é opor-se à globalização e à revolução tecnológica, mas é desejar que elas diminuam, em vez de aumentar, o fosso entre os ricos e os pobres. Ser humanista é defender os direitos humanos, o desenvolvimento económico sustentável, o meio ambiente, a paz, a ética, a solidariedade...
(...)
(
leia o texto completo)
JA Martins
Blog Briteiros

segunda-feira, novembro 21, 2005

Informação (9.110)

[110/2005]
Ainda a tempo

Até agora temos unicamente pré-candidaturas à Presidência da República.

Para passarem ao estado seguinte é necessário a sua admissão no Tribunal Constitucional devendo os candidatos fazer entrega do respectivo processo de candidatura até 30 dias antes da data marcada para as eleições (2006.01.22).

Desse processo constarão um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 declarações de propositura acompanhadas das respectivas certidões de capacidade eleitoral.

Aconselha-se a leitura da compilação da legislação disponibilizada pelo STAPE
(pobres de nós que não somos juristas).

Ainda está a tempo de ser um dos proponentes de Manuel Alegre a Presidente da República.

Os documentos estão disponíveis a partir da coluna da direita deste Blog que, depois de preenchidos (a certidão de eleitor é passada pela Junta de Freguesia onde está recenseado), deverão ser entregues ou enviados pelo correio para a Sede da Candidatura (indicação também disponível na coluna da direita).

sábado, novembro 19, 2005

Apoio (49.109)

Blogame Mucho
[109/2005]
Mais uma vela acesa

(...)
E, a bem da verdade, quando ouviu dizer aqui, em conversa rasa de circunstância, que Manuel Alegre "não passava de um homem de aparelho", como se estivéssemos a falar, por exemplo, de António José Seguro, teve um "frenicoque". E, da completa e alta brancura dos seus setenta anos, pediu-me que dissesse, aqui, conforme disse lá dentro, na sala, que Manuel Alegre tem garantido mais um voto. E eu vim aqui deixá-lo, ao voto dele, sem outra pretensão que não seja cumprir pedido paterno, numa altura da vida em que um pedido paterno se reassume como ordem, como quando eu tinha dezasseis anos, a idade do meu filho mais velho, que é por onde esta babel de letras de hoje começou. E onde acaba já, que eu decidi não vos maçar muito mais, em conseguindo.
(não deixe de ler o texto completo)
Besugo
Blog Blogame mucho

Afixações (1.108)

[108/2005]
Portugal de Todos

Afixar princípios frente à Sede Nacional
(2005.11.18, entre as 18 e as 19 horas)

Cartaz Alegre

LIBERDADE, JUSTIÇA e FRATERNIDADE

Cartaz Alegre

Excertos (37.107)

[107/2005]
Faltam dois meses

Daqui a 2 meses espero não me arrepender de ter nascido português. Espero não ter pena de não viver em Elvas, em Vila Real de Santo António ou na raia beirã. Espero não ter inveja daqueles que compraram casa em Espanha, melhor e mais barata que em território luso, e passaram a viver melhor do que o que viviam. Gostava que todos os portugueses percebessem que há um candidato, que fazendo parte de um partido que até está no poder, não faz parte desse poder, nem é apoiado oficialmente por esse partido. Que maiores garantias de independência poderemos ter? Não são garantias dadas por quem está a ser apoiado pelos aparelhos partidários que nunca deveriam ter nada, mas mesmo nada, com o Palácio de Belém.
(...)
(
continue a ler)
Freehaert
Blog Mordaz Mordedura

sexta-feira, novembro 18, 2005

Apoio (48.106)

[106/2005]
Chegou a hora

Agora que estamos a dois meses das eleições presidenciais e com todos os candidatos apresentados, chegou a altura dos Portugueses fazerem as suas escolhas e darem força ao candidato que pensam ser a pessoa com perfil para o cargo de Presidente da Republica, espero que neste exercício de reflexão não sejamos influenciados por seguidismos ou qualquer disciplina partidária, somos militantes, não somos apóstolos.

No meu caso particular a escolha recaiu sobre Manuel Alegre, pois é sem dúvida alguma o candidato que melhor se enquadra no perfil de Presidente da Republica, pois é um Homem que pensa acima dos partidos e de toda as estratégias de seguidismo neles existente, é um Homem de luta, é um Homem de ideais e de ideias.
Luís Lusitano
Blog Estaleiro

Excertos (36.105)

[105/2005]
Manuel Alegre em Constância

Como fiz eco aqui, o homem que nos despertou a voz emocionada da esperança vai estar em Constância no próximo domingo, para uma acção de Cultura e Cidadania.
Soube à momentos mais detalhes sobre o programa (inclusos no link retro). Pelo final da tarde, 17 h, na Casa Memorial de Camões a sua e a nossa voz unir-se-ão para falar do tanto que nos preocupa e que o motivou a aceitar encabeçar a Candidatura da Esperança. Não fosse pelo local - de todos o mais elegível..., mas é certo que a voz forte da poesia soará, adorno magno duma candidaduta dum homem da Palavra. É também assim que se constrói a Cidadania.
Mais tarde (20 h) e ali bem perto, no Entroncamento, nós, todos, o fenómeno que nos trará de volta ao amanhã o sorriso de acreditar, iremos jantar.
(...)
(
continue a ler)
Carlos Gil
Blog Xicuembo

Excertos (35.104)

[104/2005]
Inenarrável

Que estranho sopro terá levado um homem inteligente a executar uma rudimentar tentativa de contorcer a realidade, escrevendo esta frase inacreditável:
"No entanto, como ele só fala de coisas "sérias", acaba por favorecê-lo, gerando um efeito de veracidade. Aquele homem está nervoso porque está preocupado e está preocupado por nós." (sic).
Pacheco Pereira escreveu esta pérola hoje no Público, sem sombra de ironia, comentando a entrevista de Cavaco Silva à TVI.
É este o nível de argumentação: o mais vil e ridículo endeusamento, recorrendo a textos laudatórios primários.
Luis Sequeira
Blog Abnegado

Excertos (34.103)

[103/2005]
Vitória

(...)
Queremos Manuel Alegre como Presidente da República, queremos vencer. Só que a vitória de Manuel Alegre - a nossa vitória - dependerá daquilo que fizermos até ao fatídico dia das eleições. Está visto que a comunicação social e os principais comentadores estão arregimentados e ao serviço de um projecto maniqueísta pensado para pôr frente a frente A e B, como se o acto eleitoral fosse apenas a formalização das decisões dos directórios partidários.
O facto de Manuel Alegre não dispor de uma "máquina partidária" ao seu serviço, até poderá ser um ponto forte em seu favor, desde que os seus apoiantes - nós - sejamos algo mais do que espectadores passivos do filme pré-eleitoral. Por isso, gostaria de apelar a formas de participação cívica: além de opiniar, há que agir.
(...)
(
Texto integral)
Francisco Dias
Blog Abre Latas

Excertos (33.102)

[102/2005]
Aparelhando as bestas

(...)
Há várias razões pelas quais apoio Manuel Alegre. Uma delas é a crítica que há já vários anos vem fazendo à perda de qualidade da democracia portuguesa, não excluindo dessa crítica o seu - que é também o meu - próprio partido. É, sabemo-lo bem, um dos raros políticos que o faz aberta e livremente.
E incomoda. Muito, cada vez mais. Que raros são os homens que, obedecendo à sua consciência, incomodam.
Manuel Alegre é o único candidato que fala da debilidade do actual regime republicano. Essa análise deve ser, tem de ser, um dos motes absolutamente centrais nesta campanha. Se assim for, terá já valido a pena.
(...)
(
Leia o texto completo)
Bruno Rocha
Blog Incomodar-se

quinta-feira, novembro 17, 2005

Objectivo (101)

[101/2005]
O nosso objectivo

O objectivo de Alegre é passar à segunda volta e depois vencer as eleições.
O nosso é mais simples.
Fazer eleger Manuel Alegre como Presidente da República.

A nossa rede pode ser alimentada de coisas tão simples como mandar de cada um dos nossos telemóveis um SMS a todos os amigos para os saudar.
Eles gostarão, por exemplo, de saber que:

Ando Alegre
www.manuelalegre.com
Abraço

É fácil e os amigos gostarão de saber do nosso estado de espírito.

Manuel Alegre (100)

Manuel Alegre

Apoio (47.99)

[099/2005]
Porquê Manuel Alegre

- Porque Manuel Alegre é um político assumido, um cidadão respeitado e um poeta amado.
No actual contexto sócio-político deste país, a política e os políticos estão claramente com uma cotação baixa. Os bons e os maus, os corruptos e os inpolutos, os que se mantêm no seu posto e os que desertaram, todos são sistematicamente metidos no mesmo saco.
Para aqueles que se mantiveram fiéis ao seu ideário e ao seu eleitorado, a situação não é fácil. A comunicação social dá especial realce aos casos negativos, e mesmo nós, os simples mortais, somos sistematicamente tentados a acreditar que, se lá estivessemos, faríamos melhor. Esta ideia é reforçada pelas aparições messiânicas mais ou menos regulares daqueles que, pretensamente, são portadores das mágicas soluções. Procuram fazer passar a mensagem de que uma candidatura é um dever patriótico, já que os outros, os políticos, são incapazes.
(continue a ler)
Desidério Lucas do Ó
Blog Algarve Jovem

Excerto (32.98)

[098/2005]
Star Wars à portuguesa

(...)
Embora um tanto me farte,
desta guerrinha "à la carte"
não vem mal que se me pegue.
Quando Janeiro chegar,
sei bem em quem vou votar
com alegria - em Alegre!
(Leia na íntegra)
Despenteada Mental
Blog Ideias em Desalinho

Excerto (31.97)

[097/2005]
Inauguração da Sede do Porto

No dia temático da inovação Manuel Alegre visitou o Instituto Português do Sangue, a FNAJE – Federação Nacional de Associações Juvenis e a empresa J.P. Sá Couto. Ao fim da tarde, após caminhada pela rua de Cedofeita, o 2º andar do nº 110 da Praça Carlos Alberto encheu-se de gente numa calorosa inauguração da sede de candidatura no Porto que contou com a presença de Pedro Abrunhosa e Jorge Costa para além de algumas dezenas de apoiantes e simpatizantes.
Blog Porto Alegre

quarta-feira, novembro 16, 2005

Excertos (30.96)

[096/2005]
O mito com pés de barro

Nestes últimos tempos, perante os nossos estupefactos olhos, foi sendo desenvolvida uma curiosa e inverosímil candidatura do impossível. Sem que se ousasse sequer questionar, um homem surgia como o redentor dos males portugueses, como se dominasse uma qualquer varinha de condão.
Acontece porém, que a estratégia esqueceu um pormenor, significativo: o próprio candidato.
Embalado pela vertigem do seu ego, embalado pelo canto de sereia dos seus apoiantes, Cavaco Silva surgiu, ontem, no pequeno ecrã. Vinha preparado para se glorificar, explicar que é "um homem de palavra", vender a fantasia de que a sua imagem (que o próprio considera de rigor e autoridade) valeria uma eleição.
(continue a ler)
Luís Sequeira Lopes
Blog Abnegado

Excerto (29.95)

[095/2005]
A mudez

As insuficiências de Cavaco Silva, que são muitas, não residem no seu parco passado político - que se resume aos propalados dez anos de experiência governativa, em que se limitou a gerir um orçamento desafogado com pulso de ferro e postura de autocrata. Nem, tampouco, na ausência de passado anti-fascista ou de intervenção política (área em que qualquer outro dos candidatos está a anos luz de Cavaco Silva), já que, mais tarde ou mais cedo, as novas gerações produzirão candidatos, derrotados ou ganhadores, cuja memória do Estado Novo será semelhante à que hoje temos do Marquês de Pombal. Na verdade, nenhuma destas referência curriculares legitima mais um cidadão do que outro para ser presidente da República.
(...)
(continue a ler)
Lolita
Blog Blogame mucho

Excerto (28.94)

[094/2005]
Ponderar

Apoio Manuel ALegre porque, obviamente, acho que é a melhor opção. Muitos entendem que a disciplina partidária é um valor suficientemente forte para justificar o apoio a Soares. É uma opinião legítima, formada a partir da avaliação de benefícios e desvantagens de um cenário concreto. Um homem livre pondera sempre se deve estar com os demais, ou não. E decide livremente, ao contrário de muitos outros que mais não são do que caixas de ressonância das decisões provenientes de cima.
Há uma liberdade radical da qual um socialista não abdica, e que até lhe é inerente.
Bruno Rocha
Blog Incomodar-se

Apoio (46.93)

Pensar Fanzeres
[093/2005]
Vamos a isto! É possível vencer

Nós estamos aqui, contigo, camarada Alegre. Vamos a isto! É possível vencer!
Movimento Cívico "Pensar Fânzeres"
P.S.: Apesar de não ser o propósito do Movimento, não podemos ficar indiferentes quanto à proxima eleição. E, como dizia o poeta:
"É tempo de tomar partido!"
Moisés Rodrigues
Blog Pensar Fanzeres

Excertos (27.92)

[092/2005]
Do Zap ao Abre Latas

(...)
Agora, no caso com Manuel Alegre, muito (ou tudo?) mudou. Estou em campanha sem para isso ter recebido orientação ou sequer sinal. Porque estou. Não sei se ainda me acham com préstimo para pegar no papel, no balde de cola ou segurar a escada. Se sim, ainda sou capaz de dar um jeito. Logo se verá.
(...)
(
Leia o texto integral)
João Tunes
Blog Água Lisa

terça-feira, novembro 15, 2005

InfoRede (1.91)

[091/2005]
Das redes

Uma rede sem conteúdo é um emaranhado inútil de fios.
Aqui fazem-se os nós, apontam-se razões.
Por aí dá-se conteúdo, cria-se a cadeia de valor.
Façamos eleger Manuel Alegre.
Novidades e alertas.

Excertos (26.90)

[090/2005]
De novo em rede, na minha rede da cidadania

Durante largos meses estive ausente, fora da rede da blogosfera. Não actualizava este blog, e só muito raramente acompanhava o que por cá se dizia. É que tenho andado por outros lugares deste labirinto que é a vida...
Foi só quando assumi a vontade de tornar público o meu apoio a Manuel Alegre que decidi voltar aqui à blogosfera. E o interessante de tudo isto foi a seguinte coincidência: QUASE TODOS OS BLOGS QUE EU ANTIGAMENTE ADMIRAVA E COM QUEM ME RELACIONAVA - OS BLOGS DA "MINHA REDE" - ASSUMIRAM TAMBÉM O SEU APOIO A MANUEL ALEGRE!.
Francisco Dias
Blog Abre Latas

segunda-feira, novembro 14, 2005

Apoio (45.89)

Outra Voz
[089/2005]
Voltar a acreditar

Que vontade tens que não exprimes?
Que olhares se perdem na vertigem?
Que sorrisos se fecham no teu rosto?
Que grito sufocas na garganta?

Se não queres
Que as noites sejam maiores do que os dias
Se não queres cantar os mesmos versos
Se não queres passar ao lado do caminho
Se não queres que as manhãs percam beleza

Rasga as nuvens do mito e da tristeza
Volta a acreditar e a ter esperança
Sente na face o vento da mudança
Coloca um sorriso ALEGRE na lapela
E uma rosa rubra na janela!...

Albino Santos
Blog Outra voz

Excertos (25.88)

[088/2005]
Quando baixares dos 45% nas sondagens até chias

As eleições presidenciais vão resolver-se, a coisa lá há-de sair. Lá hão-de resolver-se e, muito provavelmente, por muito que isso custe aos "mestres do augúrio", hão-de resolver-se no dia delas.
E, por muito que isto cause dejecções múltiplas a quem, logo que baixa a bitrácula fungosa, acerta no umbigo cheio de cotão, não será pelos blogs (nem pelo que neles se escrever) que passará a "mezinha merdosa de só haver uma volta". Isso é evidente, a menos que agora queiram fazer sondagens internas, mesmo em cada blog, uma espécie de eleições paralelas, ou, até, alternativas. Eu votaria logo no Pacheco Pereira, o "decano". Evitaria votar numa mulher mas apenas por decência: não se queria agora, ali, uma "decona": em havendo Pacheco Pereira, caramba, já há mais que quase tudo!
(...)
(
continue a ler)(e também a resposta da Lolita)
Besugo
Blog Blogame mucho

Apoio (44.87)

Hotel Sossego
[087/2005]
A candidatura de Manuel Alegre

é a melhor oportunidade, desde há décadas, de colocar na presidência alguém que não está vinculado a nenhuma agenda partidária. Por essa razão, a risível errância do PS nesta matéria acabou por ser a melhor coisa que poderia ter acontecido. Se Alegre fosse o candidato oficial do PS eu pensaria duas vezes antes de votar nele. E, como eu, milhares de outros descontentes com a partidocracia.
Pikkolo
Blog Hotel Sossego

domingo, novembro 13, 2005

Excertos (24.86)

[086/2005]
Cá estamos nós

Vem,
traz os sonhos
e os dissabores,
as alegrias
e as dores
traz as fraquezas, também.
Aqui esperamos alguém
que saiba mostrar-se inteiro
e possa ser caminheiro
de avenidas e veredas,
que não prefira alamedas
ou dourados areais;
(...)
(
continue a ler)
Despenteada Mental
Blog Ideias em desalinho

BlogCitações (1.85)

[085/2005]
Algumas citações do que se escreveu ontem

A esquerda portuguesa sempre sofreu do sindroma do primado das lutas hegemónicas entre as suas partes.

Não é fácil fazer uma caricatura de Manuel Alegre, ele próprio é o presidente que os portugueses escolherão se quiserem em Belém uma pessoa normal.

Nem pobretes, porque há determinação, nem alegretes, porque há convicção.

sábado, novembro 12, 2005

Excertos (23.84)

[084/2005]
Eurosondagem, Presidenciais, 12 de Novembro

Por enquanto a, notícia. Análise mais desenvolvida 2ª feira.
Contudo, para já, importa só assinalar que, com estes resultados, a afirmação do Expresso de que "Cavaco deve ganhar à 1ª volta" é absurda a pelo menos dois níveis. Quando será que deixaremos de falar sobre sondagens como se fossem o horóscopo da Maya? E quando será que os jornalistas começarão a interiorizar o conceito de margem de erro amostral (que, para uma sondagem aleatória como a dimensão desta, tem um valor máximo de 2,5%)? Enfim, o costume.
(...)
(
continue a ler)
Pedro Magalhães
Blog Margens de erro

Excertos (22.83)

[083/2005]
Uma pergunta

Depois de várias sondagens das mais diversas proveniências terem dado uma preferência de Manuel Alegre sobre Mário Soares, uma sondagem hoje publicada pelo Expresso, da autoria da Eurosondagem, de Rui Oliveira e Costa, coloca Mário Soares e Manuel Alegre tecnicamente “empatados”. E faz um exercício de simulação com eventuais desistências de três candidatos, Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, a favor de Mário Soares na primeira volta. Em todos os cenários Cavaco ganha. Mas a desistência dos outros candidatos da esquerda é o maior desejo de Mário Soares. A sondagem fez-lhe a vontade: esqueceu-se de fazer um cenário idêntico para os restantes candidatos, ou pelo menos para Manuel Alegre. Qual a razão deste esquecimento no questionário? Antes de conhecer os resultados, os entrevistados só conhecem as perguntas. Por que é que ninguém lhes perguntou as preferências em caso de desistência de Mário Soares? Qual seria a sua escolha se a desistência fosse a favor de Manuel Alegre? Esta é a pergunta que a Eurosondagem se esqueceu de fazer. Não sabemos a resposta. Mas é significativo que não se tenham sequer atrevido a colocá-la.
A candidatura de Manuel Alegre
2005.11.12
WebSite Oficial de Campanha

Excertos (21.82)

[082/2005]
Recado para a Inês

Querida Inês
Você é a minha outra voz. Jamais a desautorizaria. Prepare-se para comentar as próximas sondagens.
Manuel Alegre
Blog O Quadrado

Apoio (43.81)

Mordaz Mordedura
[081/2005]
Com Manuel Alegre vamos respirar

Vou alinhar com a candidatura de Manuel Alegre.
Esta batalha patriótica é fundamental para não continuarmos a escorregar pelo abismo. Somos o país mais ocidental da Europa e na maioria dos aspectos parecemos o mais a leste da Europa. Fomos privilegiados geograficamente e do séc.XV ao XVIII fomos, o que actualmente se define, uma SUPERPOTÊNCIA. Por causa dos absolutismos monárquicos fomos caindo na fossa e quando a madrugada de Abril nos despertou, ainda acreditei, ainda todos pensámos que iríamos melhorar. Estávamos, de novo, a dar um exemplo magnífico ao planeta. Estávamos de novo a ser descobridores grandiosos, de liberdade, esperança, justiça, de felicidade social, de equalidade. Fomos uma nação cujo exemplo fez com que muita gente, em todo o mundo, pudesse pensar, pudesse falar, sem medo das torturas, dos nazismos, das ditaduras, das repressões.
(...)
(
continue a ler)
Freeheart
Blog Mordaz Mordedura

Excertos (20.80)

[080/2005]
Não há aquém. O limite é Belém.

Pensem nas funções do Presidente da República, e associem-nas a Alegre. Pensem que o nosso principal elemento idiossincrático encontra em Manuel Alegre um ancoradouro inexpugnável, onde repousa a Língua, evadida à sordidez das ondas que desviam o navio da Pátria para escarpas. Há rombos no navio português. Há uma hemorragia que urge estancar, Há uma identidade de premente definição. (...) Não temamos. Falemos de Pátria, mas sem qualquer vestígio do conceito serôdio de Pátria como factor exclusivamente tangível, o que nos aparta dos mentecaptos.
(...)
(
continue a ler)
Vítor Sousa
Blog Estranho Estrangeiro (em Itália)

Excertos (19.79)

[079/2005]
Sondagens

(...)
Conclusões (minhas):
- Cavaco, pouco falando ou semi-mudo, vai descendo. Veremos se o trambolhão se dá quando começar a falar (permitindo uma segunda volta). Daí que o problema maior da esquerda é se o candidato do PSD/CDS simplesmente não fala, nada debate, faz campanha a entrar mudo e a sair calado. Assim, calando-se Cavaco, é difícil corroer-lhe os votos, porque quem gosta de bater em "mortos"?.
- A alternativa (e pela esquerda) a Cavaco é, cada vez mais, Manuel Alegre.
- Ou o aparelho do PS tem a máquina emperrada, ou mesmo gripada, ou o controlo da fidelidade do seu eleitorado está a fugir-lhe do alinho numa aposta desastrada.
- Allez!
(Leia o texto integral)
João Tunes
Blog Água Lisa

Apoio (42.78)

Planeta B612
[078/2005]
Letra para um hino

É possível falar sem um nó na garganta
é possível amar sem que venham proibir
é possível correr sem que seja fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.
É possível andar sem olhar para o chão
é possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros
se te apetece dizer não grita comigo: não.
É possível viver de outro modo. É
possível transformares em arma a tua mão.
É possível o amor. É possível o pão.
É possível viver de pé.
Não te deixes murchar. Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre livre livre.
Manuel Alegre
E é possível tu venceres, amigo Alegre.
Jo
Blog Planeta B612

Agradecimento (7.77)

[077/2005]
O Jumento

Agradecemos ao autor do Blog o Jumento a menção simpática que fez a este "Manuel Alegre - Alargar a Cidadania" e por ter divulgado o NIB da Campanha.

"Tornou-se moda os polítiocs que são candidatos a algo criarem o seu blogue e o resultado foi a Internet se ter transformado numa lixeira info-política, tão fraca é a qualidade destes blogues, que não passam de páginas pobres de ideias e cheias de auto elogios. O blogue de apoio à candidatura de Manuel Alegre é uma excepção à regra já que é mesmo um blogue. Um exemplo disso foi a citação que hoje fez d'O Jumento, um blogue muito pouco politicamente correcto, e que agradecemos.

Um dos aspectos mais curiosos deste blogue é o facto de se assumir a necessidade de dinheiro, já que Manuel Alegre não tem um Eduardo Catroga, um ex- ministro das Finanças, a recolher dinheiro para Cavaco Silva ou outros poderes para apoiar. Por isso, mesmo não sendo um apoiante declarado da candidatura de Manuel Alegre, aqui fica a sugestão:

NIB: 0010 0000 3601 7130 001 38


Jerico
Blog O Jumento

Agradecimento (6.76)

[076/2005]
Ligações

Agradecemos aos Blogs Blasfémias, Presidenciais 2006, Da minha Varanda, Amicus Fiacaria, Boina Frígia e A Lagarta da Couve por terem divulgado o Manuel Alegre - Alargar a Cidadania.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Apoio (41.75)

[075/2005]
Vou votar no Manuel Alegre.

Alexandre
Blog No Arame

quinta-feira, novembro 10, 2005

Excertos (18.74)

[074/2005]
Caricaturas: Cavaco Silva

Manuel Alegre caracterizou bem o candidato que alguma direita elegeu como o candidato nacional, ou se, como o candidato da Nação, Cavaco Silva é um homem crispado. Alegre poderia ter ido mais longe e ter dito que Cavaco é um homem complexado, um case study para a psicologia política.
Diz que não é político e tenta passar a imagem do governante gestor, o homem rigoroso que decide o necessário e não o conveniente, ao mesmo tempo temos o predador eleioral que tudo jogou com os calendários eleitorais. Não foram os autarcas que nos habituaram às inaugurações em vésperas de eleições, foi Cavaco Silva que introduziu essa prática, tudo o que desse votos, desde a inauguração de um fontanário aos aumento de penões, passou a estar agendado para a altura conveniente.
Temos o Cavaco austero que convida o Bispo de Setúbal para almoçar e o deixa a ladrar com fome depois de lhe servir uns carapauzitos sem direito a reforço, e temos o Cavaco que não resiste à tentação de encher a boca de bolo-rei como se naquele momento pretendesse matar a fome de toda uma vida.
(...)
(
continue a ler)
Jerico
Blog o Jumento

Excertos (17.73)

[073/2005]
A cidadania em movimento

Desde a passada sexta-feira, dia 4, inscreveram-se neste site, como apoiantes, mais de 800 pessoas, das mais diversas idades e profissões.
Quero agradecer a todos a disponibilidade e espero estar à altura da confiança que o vosso gesto representa.
Creio que é a primeira vez que algo de semelhante acontece: é a cidadania em movimento, a força das opções livremente assumidas.
Se mais não fosse, só por isto teria valido a pena a candidatura.
Do coração vos agradeço. Juntos estamos a mudar a política e a trazer a Portugal uma nova esperança.
Viva a República!
Viva Portugal!
Manuel Alegre
2005.11.08
WebSite Oficial

Informação (8.72)

[072/2005]
Proposituras

Sabemos que causa algum incómodo o facto de ter de se deslocar à Junta de Freguesia para obter a certidão de eleitor.
Estes processos de cidadania nunca prometem ser cómodos. Para facilitar, a Candidatura dispõe agora de um novo impresso para requisição da certidão o que reduz um pouco a burocracia.
Pode imprimir esses impressos a partir da nossa coluna da direita e depois, porque os prazos já estão a correr, faça chegar a certidão e o documento de propositura à Sede da Campanha:
Rua Marquês da Fronteira, nº 8 – 1º Andar
1070-296 Lisboa

Ou envie-os para o:
Apartado 27.115
1201-950 Lisboa

Nota: Não se esqueça de passar esta informação aquele amigo, vizinho, colega, etc., que você sabe...

Apoio (40.71)

Solariso
[071/2005]
Apoio a Manuel Alegre

Quando iniciei este Blog nunca foi um propósito ter qualquer conotação politica. No entanto com o aproximar das eleições presidenciais e depois de ter tido um primeiro contacto com as ideias dos vários candidatos, decidi que esta terá de ser uma excepção na vida deste Blog.
Há anos que me abstenho em eleições, sinceramente, por não sentir uma real diferença entre candidatos ou entre partidos, principalmente aqueles que tradicionalmente disputam o poder, mas desta vez vejo um candidato diferente. Ao ouvir as palavras de Manuel Alegre, um Homem livre nas suas ideias, na apresentação do seu Manifesto Eleitoral devo dizer que fiquei bastante sensibilizado. Para não ter dúvidas estive ainda ontem a ler na integra o texto do Contrato Presidencial apresentado por Manuel Alegre e chegando ao fim apenas se confirmou a minha convicção. Vou apoiar Manuel Alegre.
Pedro Rocha
Blog Solariso

Apoio (39.70)

Abre Latas
[070/2005]
Cidadania

Cidadania é cultura, é dignidade, é ser inteiro - cultura democrática, dignidade de ser pessoa livre e ainda ser inteiro na responsabilidade, por si e pelos outros.
Cidadania não é uma moda a que possa aderir à pressa quem não tem cultura democrática. E mesmo que esse alguém exiba curriculum e tarimba partidária, só cultiva a cidadania se tiver por hábito pisar o terreno firme dos valores.
E porque é cultura, a cidadania é também garante da dignidade, um antídoto perpétuo contra a alienação.
Por estas e muitas outras ideias que associo à noção de cidadania, já respiro mais fundo, com mais prazer, só por constatar que há em Portugal uma corrente de apoio a Manuel Alegre que, assim espero, irá engrossar até inundar o país, de Norte a Sul, submergindo a partidarite e fazendo da cidadania um pilar da democracia.
Francisco T. P. Dias
Blog Abre Latas

Apoio (38.69)


[069/2005]
MOLESKINE(ADAS) À SOLTA-072

O autor deste blogue declara por sua honra que na primeira volta das presidenciais dará o seu voto, de uma forma convicta, ao candidato Manuel Alegre. Manifesta ainda, neste espaço, o seu ardente desejo que na segunda volta a sua escolha seja exactamente a mesma.
Pedro
Blog Sintra Gare

quarta-feira, novembro 09, 2005

Apoio (37.68)

Alentejanando
[068/2005]
De bem comigo e com alguns outros

Drago o passado lá do princípio do meu entendimento até à beira do presente.
Bem cravado no limo dos saberes, deparo com o insólito e popular dito; "Probrete mas Alegrete". Limpo-o com denodo, dou-lhe brilho e prego-o na lapela à laia de pertença à tribo.
Machede
Blog Alentejanando

segunda-feira, novembro 07, 2005

Apoio (36.67)

Vemos Ouvimos Lemos
[067/2005]
Memórias e Votos

(...)
E agora, por conta do que o amigo Raul Calado escreveu, fui à procura na internet desse poema cantado pelo Adriano. De site em site, qual não é o meu espanto quando deparo com isto, escrito há mais de cinco anos, e que ocasionou discussão feia na então FPCCR, de cuja direcção eu fazia parte, porque o texto está cortado, estropiado, gralhado, o que retira todo o sentido que eu pretendi imprimir-lhe. Malhas que os pequenos ditadores tecem...

Adiante, que já são águas passadas. Não é pela poesia vigorosa, por vezes épica, que me persegue desde a "Praça da Canção", mas é, isso sim, por ser a única candidatura presidencial em que acredito, que alegremente votarei. E a Cítera aportaremos.
(Leia o texto completo)
Guida Alves
Blog Vemos, Ouvimos e Lemos

Apoio (35.66)

Nós-sela
[066/2005]
País em Inho

(...)
Pois falta aqui o verbo ser. E sobra o ter.
Falta a sobra e sobra a falta. Ó proletários da tristeza
Falta a ciência mais exacta: a poesia
E há muito já que um poeta disse: É a Hora.
Neste país de aqui. Neste país de agora.
Manuel Alegre
Eu também apoio! Tal como (...)
(Leia o texto completo)
Homoclínica
Blog Nós-sela

Excertos (16.65)

[065/2005]
Daqui a três meses

Quando daqui a três meses Portugal tiver um escritor como Presidente da República, aperceber-se-ão os que hoje pretendem ser a disputa só entre dois conceitos, que afinal existe um novo paradigma baseado no alargamento da cidadania, que ultrapassa a estafada luta partidária e a supremacia da economia sobre a política.
Quando daqui a três meses Manuel Alegre for eleito Presidente da República de Portugal, os portugueses respirarão de alívio por saberem garantidos os seus direitos constitucionais e por poderem confirmar que o poder da cidadania suplanta o da imposição cega sem alternativas.
Quando daqui a três meses tivermos para além da nossa Bandeira e Hino, um representante que nos devolva os valores esquecidos, mola fundamental para voltarmos a acreditar e para impulsionar o envolvimento nas soluções de futuro, começarão a estar reunidas as condições para o desenvolvimento participado com o objectivo da construção dum País com projectos de geração.
(continue a ler)
Luís Novaes Tito
Blog Tugir em português

domingo, novembro 06, 2005

Apoio (34.64)

Incomodar-se
[064/2005]
Contrato Presidencial

Cada povo tem a sua singularidade e de cada vez que ela diminui o mundo fica mais pobre. Portugal é um velho país cuja força principal sempre residiu na alma do seu povo. Um povo que não se fechou nas suas fronteiras e de certo modo ensinou o mundo a não ter medo do mar. Um povo que foi precursor do renascimento europeu e pioneiro do espírito universalista. Um povo assim não pode perder a confiança em si mesmo e no futuro do seu país.
A ler, aqui, e na íntegra, o discurso de Manuel Alegre.
Bruno Rocha
Blog Incomodar-se

Informação (7.63)

[063/2005]
Contrato Presidencial - Manifesto Eleitoral

"Candidato-me por um Portugal de todos. Não apenas dos donos dos aparelhos, sejam eles económicos, mediáticos ou políticos. Não há donos do voto nem da consciência dos homens e das mulheres livres de Portugal. Candidato-me por um Portugal que se diga no plural, uma Pátria que sois vós, uma Pátria que somos nós, um Portugal de todos."

O texto pode ser consultado no WebSite Oficial.
Poderá igualmente fazer a sua importação (download) em Acrobat (pdf) a partir daqui.

Apoio (33.62)

Inclusão e Cidadania
[062/2005]
Um Portugal mais justo, mais livre e mais fraterno

Há alturas em que calarmo-nos é trairmos as nossas mais íntimas convicções. Não posso por isso deixar de dizer com clareza que apoio a candidatura presidencial de Manuel Alegre e aceitei com muita honra e sentido de responsabilidade integrar a comissão política da sua candidatura. A apresentação no passado dia 4 de Novembro do seu Contrato Presidencial (vide http://www.manuelalegre.com) só reforçou as razões do meu apoio.
Manuel Alegre dá voz a uma aspiração largamente partilhada de um Portugal que se diga no plural, um Portugal de todos, das cidadãs e cidadãos que recusam a conformar-se com a ausência de esperança para a suas vidas individuais, mas que recusam igualmente a ausência de um futuro para a Pátria. É, por isso, como referiu Pacman (Carlos Alberto Nobre Pereira Neves), o mandatário nacional para a Juventude, "uma candidatura alternativa e de esperança".
O seu Contrato Presidencial conjuga uma exigente preocupação com a situação social dos cidadãos, com uma preocupação com o papel de Portugal na Europa e no Mundo.
(...)
(
Continue a ler)
José Leitão
Blog Inclusão e Cidadania

Apoio (32.61)

[061/2005]
Algumas notas telegráficas

(...)
iv)
Manuel Alegre nunca vendeu os seus ideais nem "apanhou boleia" de ninguém após o 25 de Abril. Nunca! Afirmar isso, sabe-lo bem, é simplesmente não dizer a verdade (existe uma palavra mais feia). Alegre foi preso e arriscou a sua vida na luta pela liberdade. Esteve no exílio mais de dez anos, e lutou intensamente pelo fim da ditadura. No pós-Revolução, lutou também contra o totalitarismo de esquerda. E podia ter sido tudo, se assim o tivesse querido. Mas a sua ambição estava já realizada: um Portugal livre!
(Leia o texto completo)
Bruno Rocha
Blog Estaleiro

Excertos (15.60)

[060/2005]
O poeta do país azul

Ao contrário de muitos poetas, Manuel Alegre tem biografia a mais. Normalmente, quando se pensa num poeta (agora nem tanto...) afigura-se-nos um ente quase irreal, fora deste mundo, embebido em metafísica até aos ossos, ar louco, cabelo desgrenhado (retrato romântico)...

Manuel Alegre é um Poeta no sentido grego da palavra, aquele que faz e se faz fazendo, que vem gritar os seus poemas para o Fórum, a Praça Pública, que faz da pena uma arma e desta uma caneta. A sua vida fala por si. Todos os seus livros em prosa poética, e da melhor, são autobiográficos: a Jornada de África, Alma, a Terceira Rosa, Rafael, Cão como Nós (notável) e, mais recentemente, Quadrado (o local onde o poeta se situa e se sitia, tal como na táctica do quadrado utilizada na Batalha de Aljubarrota, na qual poucos venceram muitíssimos)...

Manuel Alegre esteve preso na cadeia de São Paulo de Luanda, esteve na guerra colonial, conspirou, e foi por isso expulso das fileiras. O regime salazarista era muito forte na aparência. No íntimo, borrava-se de medo, daí a parafrenália de uma polícia política, com seus bufos, seus esbirros, que vigiavam até dentro das próprias famílias, à maneira hitleriana... Manuel Alegre lutou contra tudo isto na altura em que a luta significava e significou o exílio, a cadeia, o desterro...

(...)
(
continue a ler)
Cristóvão de Aguiar
Blog A destreza das dúvidas

Apoio (31.59)

Céus de Abril
[059/2005]
Esta é a ditosa Pátria minha amada

1. Quero deixar bem assente que este post somente vai vincular a minha pessoa e o meu sentido de voto nestas presidenciais e mais nenhum outro membro deste blog;
2. Manuel Alegre apresentou ontem, formalmente a sua candidatura à presidência da república e, fê-lo a meu ver, de uma forma magistral e arrasadora para qualquer uma das outras candidaturas apresentadas até hoje, por dois motivos, formais e materiais:
(Continue a ler)
Exilado
Blog Céus de Abril

Apoio (30.58)

CoeXist
[058/2005]
Interrompemos esta emissão por breves instantes

O governo do mundo começa em nós mesmos. Não são os sinceros que os que governam o mundo, mas também não os inceros. São os que fabricam em si uma inceridade real por meios artificiais e automáticos; essa sinceridade constitui a força, e é ela que irradia para a sinceridade menos falsa dos outros. Saber iludir-se bem é a primeira qualidade do estadista. Só aos poetas e aos filósofos compete a visão prática do mundo, porque só a esses é dado não ter ilusões. Ver claro é não agir.
Bernardino Soares, "Livro do Desasossego"
Golfinho
Blog CoeXist

Excertos (14.57)

[057/2005]
Gostei do compromisso eleitoral de Manuel Alegre

Já sei. Vão já dizer que os do outros são também bons. Não sei se são porque não os ouvi visto não estar minimamente interessado. No entanto pareceu-me ser equilibrado o compromisso eleitoral de Manuel Alegre e nem sequer me suscita dúvidas quanto à possibilidade, na eventualidade de ser eleito, de o poder cumprir.
Já o havia escrito, estou mais certo da possibilidade dele poder conter o governo na tomada de medidas impopulares de que qualquer um dos outros dois possíveis candidatos Soares ou Cavaco.
Raúl
Blog Congeminações

Excertos (13.56)

[056/2005]
Um baralho e dois jogadores?

(...)
Um e outro, Pacheco e Ivan, um di-lo e o outro concorda, o baralho só pode dar para dois jogadores. Previamente escolhidos pela Administração do Casino Partidocrático. O resto só pode ser ruído, fumo de cigarros, cheiros a suor, a poesia, a cravos, a cidadania ou a alcool. Ou sejam, inconvenientes da circunstância, atrapalhações que criam "dificuldade em raciocinar" mas não mais que perturbações que se resolvem "pelo caminho". Mas quantos jogadores destes, pela ganância de jogarem com parceiros previamente escolhidos, depois e na ressaca, não se tiveram de curar das mialgias do espanto?

Nota: Registe-se que nem Pacheco nem Ivan primam pela originalidade com a ideia do "baralho só para dois". O Protocolo de Estado acompanha-os, como se viu quando meteu o visitante Presidente de Moçambique, Guebuza, a só receber Cavaco e Soares em audiências, nas qualidades de candidatos (pelos vistos, únicos) à Presidência da República.
(Ler texto completo)
João Tunes
Blog Água Lisa

Apoio (29.55)

Ar Fresco
[055/2005]
Apoio presidencial (pré-debates)

Este blogue apoia a candidatura de Manuel Alegre. Após a apresentação de todos os candidatos, até agora, e após uma cuidada reflexão este blogue optou pelo candidato da esquerda que mais consideração lhe merece.
Telmo A.
Blog Ar Fresco