sábado, novembro 12, 2005

Excertos (22.83)

[083/2005]
Uma pergunta

Depois de várias sondagens das mais diversas proveniências terem dado uma preferência de Manuel Alegre sobre Mário Soares, uma sondagem hoje publicada pelo Expresso, da autoria da Eurosondagem, de Rui Oliveira e Costa, coloca Mário Soares e Manuel Alegre tecnicamente “empatados”. E faz um exercício de simulação com eventuais desistências de três candidatos, Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, a favor de Mário Soares na primeira volta. Em todos os cenários Cavaco ganha. Mas a desistência dos outros candidatos da esquerda é o maior desejo de Mário Soares. A sondagem fez-lhe a vontade: esqueceu-se de fazer um cenário idêntico para os restantes candidatos, ou pelo menos para Manuel Alegre. Qual a razão deste esquecimento no questionário? Antes de conhecer os resultados, os entrevistados só conhecem as perguntas. Por que é que ninguém lhes perguntou as preferências em caso de desistência de Mário Soares? Qual seria a sua escolha se a desistência fosse a favor de Manuel Alegre? Esta é a pergunta que a Eurosondagem se esqueceu de fazer. Não sabemos a resposta. Mas é significativo que não se tenham sequer atrevido a colocá-la.
A candidatura de Manuel Alegre
2005.11.12
WebSite Oficial de Campanha

2 Comments:

At 3:41 da tarde, Blogger Clara escreveu...

1º: Tecnicamente empatados é a expressão do Expresso, porque a sondagem dá Soares à frente de Alegre
2º E qual era o problema se Soares ultrapassar Alegre? Afinal a candidatura de Alegre quer a derrota da direita ou quer "chaterar o Soares? Não se percebe bem...

 
At 3:57 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Eu te respondo cara amiga Clara,
- é que a resposta é muito simples: o que pretendem os apoiantes de Manuel Alegre é que ele ganhe as Presidenciais, e estamos a fazer tudo o que cada um possa para que tal venha a acontecer. Como Militante do Partido Socialista,faço parte de muitos daqueles que se demitiram "em bloco" dos Secretariados de muitas Secções do PS,por serem contra a prepotência do Secretário Geral - José Socrates que não só ignorou os Estatutos do Partido,como está a agir como se fosse o "dono" do Partido. Quanto a Mário Soares, continuo a ter muito respeito por um dos Pais da nossa Democracia, sendo que não posso considerar o Manuel Alegre como filho.Tambêm este é um dos outros Pais, porque o Mário sózinho, não tinha chegado onde chegou. - OK?

 

Enviar um comentário

<< Home