sábado, dezembro 03, 2005

O Blog (1.147)

Alargar a Cidadania
[147/2005]
A razão do Blog

(...)
A ideia inicial foi de construir um Blog convencional, isto é, constituir uma equipa que estivesse interessada em editar diariamente textos sobre as presidenciais, neste caso, cidadãos que de alguma forma se sentissem motivados para contribuírem na construção de um movimento de cidadania, com o intuito de eleger Manuel Alegre.

Depois de amadurecida a ideia, pareceu-me nada acrescentar ao já habitual e avancei para um projecto diferente reflectindo sobre as seguintes premissas:

a) Existiam diversos Blogs publicados cujos autores já tinham sugerido ou dito expressamente apoiar essa candidatura.
Sabendo que, cada um desses Blogs já dispunha dos seus leitores, seria um desperdício tentar, sequer, desviar esses públicos para um Blog diferente que ainda por cima teria de ter tempo de implantação.
b) A Candidatura não dispõe de qualquer rede uma vez não ser sustentada por qualquer máquina partidária.

Criando um pólo agregador de todos esses Blogs de onde partissem, por Hiperlink, chamadas de atenção contendo excertos dos textos para cada um deles, estava criada a rede pretendida. No fundo criava-se a ideia de rede ligando todos os Blogs individuais deixando aos seus autores a total liberdade de publicarem nos seus espaços os textos que entendessem. O efeito multiplicativo foi de simples entendimento. Imaginando que cada um desses Blogs tinha fidelizados 100 leitores diferentes por dia, e que o levantamento envolvia 50 Blogs, então teríamos 5.000 leitores/diários, meta dificilmente alcançável centralizando esses textos num só Blog.
Para além disso, havia que ensaiar a inventiva na criação de um "observatório do mundo dos Blogs, nova realidade da Sociedade da Informação, Comunicação e do Conhecimento, no que se refere à candidatura de Manuel Alegre".
(o link contido na transcrição anterior poderá ajudar a esclarecer melhor a questão)
(...)
Luis Novaes Tito
Carla Sofia Jorge
(estudante - autora do questionário)
Entrevista para um trabalho do curso de comunicação social