terça-feira, dezembro 06, 2005

Excertos (72.156)

[156/2005]
Culturas

Não há vez que me não lembre de ter pouco mais de vinte anos e um dia num debate político acirrado com uma Camarada, professora de sociologia, lhe ter dito a páginas tantas:
- Isso, isso que está a dizer, é uma questão de cultura.
Ao que ela retorquiu:
- Meu caro jovem Camarada, não há cultura, há culturas.
Lembro-me sempre dessa minha Camarada, com quem nunca me consegui entender.
Recordo sempre essa Camarada quando, como hoje, oiço comentadores dizerem que o debate Alegre/Cavaco não apresentou grandes diferenças, quando leio que a política é uma espécie de futebol, com tácticas (e não sei que mais, porque o Blog (do Blogger) parece em greve).
A quem não viu as diferenças, a quem continua a pensar que tudo isto (tudo isto = ideologia, discurso, política) é como um jogo de futebol só me resta dizer como me disse a tal camarada socióloga há umas três décadas:
- Cultura não, culturas.
Luís Novaes Tito
Blog Tugir em português

1 Comments:

At 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

DEBAIXO DAS OLIVEIRAS
...
Este foi o mês em que cantei
como quem morre e ressuscita
no terceiro dia
de cada sílaba.

O mês em que subi a uma colina
dentro de minha casa
olhei a terra e o mar
depois cantei
como quem faz com duas pedras
o primeiro lume. Palavras
e pedras. Palavras e lume
de uma vida.

Este foi o mês em que cantei
como quem espelha ao vento suas cinzas
e cresce de seu próprio adubo
carregado de folhas. Palavras
e folhas
de uma vida.

 

Enviar um comentário

<< Home