quarta-feira, outubro 26, 2005

Apoio (12.16)

Incoativo
[016/2005]
Há sempre alguém que resiste...

Já lá vão alguns anos que um amigo me diz que vivemos tempos de transição. Tornou-se lugar comum afirmar que "a sociedade está numa encruzilhada". Novos conflitos, novos problemas sociais e económicos (dicotomia inexistente), tempos de indefinição,(...)
A isto junta-se um "descontrolo ambiental", como que a natureza apresentando a factura ao homem incauto que sempre a abordou como fonte inesgotável para a satisfação das suas ambições imediatas.
Talvez nunca como agora, se assista à gradual implantação de uma filosofia: O Pragmatismo. Constituindo-se sub-repticiamente como uma religião, molda e atenua as ondas de choque resultantes de um modelo de desenvolvimento essencialmente liberal que busca no lucro económico o objectivo único da sociedade.
É neste quadro que se insere a postura do Incoativo. Assumindo uma opção, em rotura com a militância acéfala e seguidista. Manuel Alegre representa esse grito de inconformismo, rejeitando o "inevitável", afirmando os valores da cidadania participativa e o primado da essência dos valores democráticos e republicanos.
Como escreveu Manuel Alegre "(...) há sempre alguém que semeia canções no vento que passa."
Vítor Vieira Alves
Blog Incoativo